Tipos de Robos

Tipos de Robos

De forma simples vamos conhecer e agrupar os robôs em três grandes grupos, para tornar nosso estudo mais fácil, sendo eles: industriais, humanóides, e educacionais. Daremos ênfase ao estudo dos kits de robótica educacionais mais adiante.

Robôs industriais ou manipuladores:


São aqueles normalmente empregados em construtoras de automóveis, que devem garantir precisão, agilidade e rapidez. Normalmente são apenas braços mecânicos como os de primeira geração citados acima, e dotados de sensores, tudo controlado por computadores.

Robôs humanóides:


Quando se houve a palavra "robô", é normalmente estes que vem a nossa mente: seres de lata com muitos fios e circuitos organizados em um corpo com cabeça e membros em forma quase humana. Isso acontece devido à grande quantidade de filmes, animações e desenhos que “formatam” a mente deixando a idéia de que um robô deve pensar e agir (além de se parecer) como humano. São muito estudados e não tão comuns, e representam bem os robôs
de terceira geração, citados logo antes. Como exemplo, temos o robô Asimo produzido pela Honda.

Robôs Educacionais:


E por fim, temos os robôs mais elaborados que os manipuladores ou de primeira geração, porém mais simples que os humanóides e de terceira geração, que são os robôs educacionais. Eles são na verdade robôs pré-montados que estão disponíveis em Kits de robótica. Estes kits servem para facilitar e viabilizar o desenvolvimento, construção e programação de robôs para o público iniciante. Dentre os kits mais comuns, podemos citar os Lego Mindstorms, Kits Vex, Brink Mobil, o Robokit e vários outros.

Rating: 3.4/5 (109 votos)








Total de visitas: 10619